POR ONDE ANDEI CONTANDO HISTÓRIAS

Conto histórias desde 2000 por todos os cantos, em Bienais de Livro, festivais, feiras literárias, simpósios internacionais, passando por teatros, museus, livrarias, bibliotecas, escolas, programas de TV e rádio, galerias de arte e espaços abertos.

Participei de inúmeras feiras, festivais e projetos literários pelo Brasil, como Bienal do Livro/ RJ, FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, Simpósio Internacional de Contadores de Histórias/ RJ, Viradão Cultural/ MG, Jornada Sesc de Literatura/AL, Flipelô/BA, entre muitos outros.

 

Na TV, apresentei o programa Janela Janelinha, série em 27 episódios da TV Brasil (2014/15) em que atuei como apresentadora, contadora de histórias, curadora e co-roteirista.  Me apresentei também em programas de TV, como ABZ do Ziraldo (TV Brasil), e rádio, como Rádio Maluca/EBC, com Zé Zuca. 

 

Integrei a equipe de contadores de histórias do Projeto Educativo - CCBB/ RJ durante 5 anos, entre 2002 e 2007, com sessões e oficinas para crianças e para adultos. Dentro dessa equipe, que já recebeu o Prêmio Personalidade Educacional, participei ativamente da formação de um grupo de contadores de histórias e idealizei a ação Histórias para adulto não dormir.

 

Fiz lindas parcerias com grupos como Os Tapetes Contadores de Histórias, nos projetos Ciranda de Histórias - com sessões em bibliotecas públicas - e Segundo Turno Cultural, com oficinas continuadas de contadores de histórias em escolas da rede pública, durante 2 anos - ambos em parceria com a Secretaria de Cultura/RJ.

 

Com o Grupo Mosaicos, fiz parte do Programa Contos Cascudos, da Rádio Roquette Pinto, e do Projeto Plic, com sessões de histórias em diversas escolas da rede particular do Rio de Janeiro e cidades vizinhas.

Com livrarias como Travessa, Argumento e Estação das Letras, realizei inúmeras sessões de contação de histórias continuamente e em parcerias com diversas editoras em lançamentos de livros.

 

Criei a oficina “Contar histórias: vanguarda da memória”, que já ministrei por várias cidades do país e que está ganhando uma versão on line, adaptada aos novos tempos. Em breve estará por aqui.

 

Criei o conto infanto-juvenil Invadiram o País das Obras de Arte, contemplado no Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea Funarte, em 2008.

© 2023 Suzana Nascimento - design by Gualtiero Terrealte - AMOR VINCIT OMNIA